Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para o próximo passo, será necessário criar um “pendrive bootável“. Este pendrive terá um sistema operacional (no caso, Ubuntu) pronto para ser instalado numa máquina.

Para criar um pendrive bootável Note que, para criarmos esse pendrive bootável, ele antes precisará ser formatado. Então tudo o que existe dentro dele será apagado. Reforço a necessidade que seja um pendrive vazio.

Para criar o pendrive bootável, insira-o no computador.

Para o programa que criará o pendrive bootável, é aconselhável utilizar o ventoyRufus (recomendado atualmente pelo próprio site do Ubuntu). Baixe-o por este link a seguir: https://www.ventoy.net/en/download.html .

OBS: se quiser, pode também usar o Rufus. O procedimento é similar, mas neste tutorial abordaremos o uso do Ventoy mesmo. https://ubuntu.com/tutorials/create-a-usb-stick-on-windows#1-overview

Continuando com o Ventoy. Ao terminar de baixar e descompactar, ele vai liberar um executável (.exe). Dê dois cliques para instalar o Ventoy.

Após terminar a instalação dele, ele deve estar da seguinte forma:

...

Agora para o próximo passo, você precisará de um pendrive vazio ou com arquivos que podem ser apagados. Caso tenha um pendrive com arquivos importantes, NÃO USE.

Você vai conectar o pendrive no computador em que está instalado o Ventoy e baixado o Ubuntu. Ao conectar, você vai executar o programa destacado no print acima, o Ventoy2Disk.

Ao executar, ele vai abrir uma janela, e em certa parte, ele terá um menu dropdown com os pendrives e discos conectados atualmente no computador. Procure o pendrive vazio mencionado nos requisitos mínimos deste manual.

No nosso exemplo, é o d 32gb USB DISK 2.0

...

Após selecionar, clique em “Install'. O ventoy vai se instalar no pendrive. Terá o seguinte aviso, então certifique-se que está com o pendrive correto (vazio ou com arquivos que podem ser apagados tranquilamente), e clique em “Sim“.

...

Exemplo da instalação em prosseguimento.

...

Exemplo de tela ao concluir a instalação do Ventoy no pendrive.

...

Agora vamos copiar o Ubuntu para o pendrive. Para isso, você já pode fechar o programa do Ventoy.

No seu computador, abra o pendrive como se fosse uma pasta comum, e também abra o local em que o Ubuntu foi baixado. Você vai copiar o arquivo .iso do Ubuntu (atenção para o nome do arquivo no print) para o pendrive Ventoy.

...

Seja paciente, este passo da cópia github.com/pbatard/rufus/releases/download/v4.3/rufus-4.3p.exe. (O Github é um repositório de código bastante usado por desenvolvedores e empresas, então fique tranquilo(a) quanto à procedência do arquivo). Este link fará um download automático.

Abra o Rufus portable que foi baixado.

...

Selecione o Pendrive que deseja preparar para utilizar na formatação

Após selecionar seu pendrive (No nosso exemplo, D: 32 GB; em alguns computadores, o disco D: é o HD ou SSD principal, então se certifique que escolheu a unidade do pendrive).

Embaixo terá a opção de Seleção de boot, clique em Selecionar para seleciona a ISO do Ubuntu que baixamos anteriormente.

...

Certifique-se que selecionou um arquivo .iso, como mostrado no print a seguir.

Seguindo todos os passos, o seu Rufus deve estar parecido com o print abaixo.

...

Caso apareça essa mensagem clique em OK; já está selecionado a opção recomendada.

...

Após isso, confirme que pode formatar o pendrive selecionado, e aguarde a instalação. Esta instalação é do Rufus com o .iso do Ubuntu dentro do pendrive (não do computador sendo usado).

Tela de exemplo com a instalação em andamento.

...

Seja paciente, este passo da instalação pode demorar um pouco.

https://ubuntu.com/tutorials/create-a-usb-stick-on-windows#1-overview

...