...
4 - Na coluna da esquerda, na aba “Lugares“, selecione a linha “Meus lugares“ e clique com o botão direito do mouse. Será exibido um menu com várias opções, mostrado abaixo. Vá em “Adicionar“ e será exibido um segundo menu: clique em “Pasta”.
...
4.1 - Nomeie sua pasta e, se desejar, adicione uma descrição. Mantenha a opção “Permitir a expansão desta pasta“ assinalada para se certificar de que poderá inserir mais de um polígono nessa mesma pasta. No caso, a pasta será nomeada “Tutorial mapa 1“
...
4.2 - Sua barra lateral esquerda deve estar assim agora:
...
5 - Agora é hora de criar o seu mapa. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta (no caso, Tutorial mapa 1), vá em “Adicionar“, e clique em “Polígono”.
...
5.1 - Assim como no caso anterior, será aberta uma janela. Nomeie e, se desejar, adicione uma descrição do polígono criado.
...
5.2 - Tem algumas opções que podem ajudar a organizar as coisas:
5.2.1 - Em “Descrição“, você pode fazer uma breve descrição do papel que o polígono estará desempenhando;
5.2.2 - Em “Estilo/Cor“, você pode configurar a espessura da linha, cor da linha do polígono, cor da área, opacidade… recomenda-se que a opacidade da área esteja em 50%, pois assim permite tanto uma boa visualização do mapa coberto quanto um bom destaque da área do polígono desenhado.
5.2.3 - Em “Visualizar“, você pode escolher visualizar algumas configurações a mais, como por exemplo, a data e hora de criação do polígono.
5.2.4 - Em “Altitude”, você pode definir em que altitude o polígono será estabelecido em relação ao mapa.
5.2.5 - Em “Medidas”, você pode definir uma unidade de medida e verificar o perímetro e a área totais cobertos pelo polígono desenhado.
6 - Antes de pressionar “Ok”, é preciso desenhar o polígono (é preciso desenhar o polígono antes de fechar a janela “Novo polígono“, descrita no tópico 5.1). Seu ponteiro do mouse será convertido em um quadrado. Para desenhar o polígono, você pode tanto clicar em pontos do mapa com o botão esquerdo do mouse, quanto clicar, segurar e arrastar com o botão esquerdo do mouse.
6.1 - O polígono vermelho foi feito com o primeiro método, o polígono verde, com o segundo.
...
6.2 - Você pode pegar um ponto do polígono já existente e arrastá-lo para expandir e modificar a área de cobertura.
...
7 - Para editar um polígono já existente, na barra lateral esquerda clique sobre ele com o botão direito do mouse e clique em “Propriedades”. Quando terminar as alterações, clique em “Ok”.
...
8 - Se quiser apagar um polígono criado, na barra lateral esquerda clique sobre o polígono desejado com o botão direito do mouse, e clique em “Excluir”. Aparecerá uma caixa pedindo confirmação da ação.
9 - Terminados todos os polígonos, é hora de salvá-los.
9.1 - Recomenda-se que cada polígono cubra uma área diferente de seu provedor (ex.: se seu provedor cobre 6 cidades, recomenda-se que faça 1 polígono para cada cidade). Neste caso, recomenda-se que abra uma subpasta, e dentro desta crie e salve cada um dos polígonos desejados.
9.2 - Para salvar seus polígonos, na barra lateral esquerda, selecione a pasta que contém todos os polígonos (no caso, a pasta Tutorial mapa 1), clique com o botão direito do mouse sobre ela, e selecione a opção “Salvar lugar como“.
...
9.3 - Ao selecionar a opção, seu computador será aberto. Selecione um destino para salvar o arquivo. Se desejar, pode mudar o arquivo. Observe que o formato do arquivo deve ser .kmz. Selecionei a área de trabalho como destino do arquivo de exemplo.
9.4 - O arquivo final deve se parecer como o abaixo:
...
9.5 - Agora qualquer pessoa para quem você enviar o arquivo pode abrir seus polígonos no Google Earth.
10 - OBS.: Digamos que seu provedor irá expandir os serviços para uma nova cidade. Ao atualizar o mapa, ao invés de criar um novo arquivo com a nova cidade coberta, faça uma cópia do arquivo anterior (o que já cobria 6 cidades), e faça o novo polígono sobre a sétima cidade.
Esperamos que este tutorial tenha ajudado!
Informações |
---|
CONTINUAR → Ativar modo viabilidade em pagina de assinatura |