Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

Ubuntu

  • Configuração da BIOS:

Nuc Intel:

O iniciar o NUC antes de logar no sistema operacional utilizando o F2 entrando nas configurações de BIOS, procure a seção POWER / After Power Failure ela vai estar marcada com a opção Stay Off e altere para Last State.

GK Mini:

Ao iniciar para entrar na Bios você deve apertar o botão “Delete” após isso vai entrar no menu na bios e navegando pelas abas procure pela aba “Chipset” após isso selecione “South Cluster Configuration” procure pelo menu “State After G3” ele vem por padrão [S5 State] altere o mesmo para [SO State] após isso aperte “Esc” e navegue pelas abas até a aba “Save & Exit” e aperte “Enter” na opção “Save Changes and Exit” na próxima janela selecione “Yes”

Tanca:

Ao iniciar para entrar na bios você deve apertar o botão “Delete” após isso no menu da bios você vai navegar até “Chipset” entre no menu “South Cluster Configuration”, “Miscellaneous Configuration” procure pela opção “Wake on Power” e altere para [SO State].

  • Instalação:

Primeiramente baixe a OS que iremos utilizar que é a Ubuntu na versão LTS no site:

https://ubuntu.com/download/desktop

Após isso será necessário criar um pendrive bootável recomendo usar o RUFUS e você pode baixar ele diretamente no site:
https://rufus.ie/pt_BR/

Criando o pendrive bootável com Ubuntu insira no mini-pc inicie e escolha a opção para entrar no boot menu ou entre nas configurações da bios e escolha iniciar pelo usb nas opção de prioridades do boot.

Quando aparecer a opção do menu do pendrive bootável selecione a opção “Try or Install Ubuntu”. Caso no disco exista uma partição com outro sistema operacional é recomendado utilizar a opção de Try Ubuntu e utilizando o gerenciador de discos dele apague as partições após feito isso selecione instalar ubuntu.

Para instalação use a instalação mais limpa sem arquivos desnecessários como jogos e libre office já que não precisaremos dos mesmos quando estivermos utilizando o totem.

  • Atualização do sistema e upgrade:

Com as teclas Ctrl + Alt + T você abrirá o terminal e com ele inicialmente fará atualização e upgrade dos pacotes do unbutu com os seguintes comandos:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

sudo apt-get install libusb-dev

sudo apt-get install cups

Após isso para evitar problemas futuros quanto a instalação do aplicativo do totem ajuda ao instalar o git com o comando:

sudo apt-get install git-all

  • Instalação e Configuração Anydesk:

Navegando no site Anydesk Ubuntu faça o download da versão Debian / Ubuntu / Mint (64 Bit).

Com o arquivo anydesk_6.2.0-1_amd64.deb na pasta downloads, cliquem com o botão direito nele e vai em Propriedades navegue até Permissões marque a opção em Executar Permitir execução do arquivo como um programa e feche a tela.

Agora com duplo clique no arquivo e espere ele abrir agora clique em instalar após a instalação feche a janela e Mostrar aplicativos navegue até o aplicativo Anydesk

Pode ser que ocorra o erro:

Caso ocorra isso dentro da Pasta pessoal navegue em Outros locais / Computador / Etc / gdm3 e haverá um arquivo custom.conf, agora abra seu terminal Ctrl + Alt + T digite sudo gedit vai abrir um Documento sem título 1, clique em Abrir e navegue até o arquivo custom.conf abrindo esse documento haverá uma variável #WaylandEnable=false remova o # dessa variável e salve o arquivo e reinicie o NUC, após isso estará habilitado para trasmissão da tela.

Após a configuração do Anydesk é necessário configurar o inicio automático no startup do computador para isso deve seguir esses passos:

1 - Clicar no icone de “Mostrar Aplicativos;

Procurar pelo aplicativo “Aplicativos iniciais de sessão”

No menu “Preferências dos aplicativos iniciais de sessão” clicar em “Adicionar”.

Na próxima tela “Adicionar programa inicial” clicar em Navegar.

Navegue por “Outros locais > Computador > usr > bin” e procure pelo aplicativo anydesk ou anydesk-datacake e clique em abrir.

Na janela “Adicionar programa inicial” de um nome para o aplicativo no caso Anydesk e na parte de comando deve estar marcada como “/usr/bin/anydesk-datacake” adicione os comandos “%U --tray” nessa linha ficando “/usr/bin/anydesk-datacake %U --tray” adicione um comentário se desejar e clique em adicionar.

A janela vai fechar você para testar pode reiniciar o PC e verifique se há um icone na barra de tarefas no topo.

O aplicativo demora acerca 1 minuto para abrir a conexão para as trasmissões de dados entre os computadores.

Após isso com o Anydesk aberto é necessário configurar uma senha para o acesso supervisor do anydesk para isso você precisa:
1 - Procurar o menu “Segurança” após isso procurar o botão “Criar senha para acesso não supervisionado” 2 2 - Irá abrir uma janela para você inserir a senha e confirmar essa senha:

3 - Após a criação da senha é necessário alterar o “Permission Profile” para Full Access e clicar em Aplicar.

Após isso só anotar a senha e a númeração referente ao id da máquina.

  • Sem rótulos