Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 23 Próxima »

Ubuntu

Pré requisitos:

  • Pendrive vazio, com no mínimo 8GB;

  • NUC do totem;

  • Teclado e mouse sobressalentes, com conexões USB (para serem usados no NUC);

  • Computador ou notebook com conexão com internet, e uma porta USB livre.

  • Senha da rede de internet na qual você está conectado atualmente (caso seja Wifi).

  • Papel e caneta, notas do celular, ou outro instrumento para fazer anotações.

  • (Recomendável, mas não obrigatório) Cabo de rede para manter o totem conectado ao roteador.

Alguns conceitos que ajudarão na leitura deste tutorial:

  • NUC: é a CPU do totem, a caixinha que fica guardada dentro do corpo do totem, onde vários cabos USB, HDMI e afins são conectados.

  • Sistema Operacional: programa maior, que geralmente é o que reconhecemos como o computador em si, e é onde guardamos nossos arquivos e aplicativos. Seria o Windows, o Linux/Ubuntu, o MacOS… Uma grande maioria dos computadores é Windows.

  • BIOS traduz para “Basic Input Output System“; é um programa que funciona como uma pré-configuração do computador, verificando a integridade de peças, e mandando iniciar o Sistema Operacional em si (Windows, Linux/Ubuntu, MacOS…).

  • Boot: Inicialização do computador. Ao iniciar, ele vai ler o que existe, e vai mandar rodar o Sistema Operacional (depois disso o SO se organiza para mostrar os arquivos, programas instalados e enfim…).

    • Então a ordem de inicialização de um computador é: ativação da CPU por um botão de liga/desliga => execução da BIOS (automática) => execução do SO (também automática, o tutorial vai ensinar a deixar manual por um tempo)

Baixando o Ubuntu e criando pendrive bootável:

Primeiramente vamos baixar o OS que iremos utilizar, que é a Ubuntu versão LTS no site:

https://ubuntu.com/download/desktop

Aguarde todo o download do Ubuntu.

Para o próximo passo, será necessário criar um “pendrive bootável“. Este pendrive terá um sistema operacional (no caso, Ubuntu) pronto para ser instalado numa máquina.

Note que, para criarmos esse pendrive bootável, ele antes precisará ser formatado. Então tudo o que existe dentro dele será apagado. Reforço a necessidade que seja um pendrive vazio.

Para criar o pendrive bootável, insira-o no computador.

Para o programa que criará o pendrive bootável, é aconselhável utilizar o Rufus (recomendado atualmente pelo próprio site do Ubuntu). Baixe-o por este link a seguir: https://github.com/pbatard/rufus/releases/download/v4.3/rufus-4.3p.exe. (O Github é um repositório de código bastante usado por desenvolvedores e empresas, então fique tranquilo(a) quanto à procedência do arquivo). Este link fará um download automático.

Abra o Rufus portable que foi baixado.

Selecione o Pendrive que deseja preparar para utilizar na formatação

Após selecionar seu pendrive (No nosso exemplo, D: 32 GB; em alguns computadores, o disco D: é o HD ou SSD principal, então se certifique que escolheu a unidade do pendrive).

Embaixo terá a opção de Seleção de boot, clique em Selecionar para seleciona a ISO do Ubuntu que baixamos anteriormente.

Certifique-se que selecionou um arquivo .iso, como mostrado no print a seguir.

Seguindo todos os passos, o seu Rufus deve estar parecido com o print abaixo.

Caso apareça essa mensagem clique em OK; já está selecionado a opção recomendada.

Após isso, confirme que pode formatar o pendrive selecionado, e aguarde a instalação. Esta instalação é do Rufus com o .iso do Ubuntu dentro do pendrive (não do computador sendo usado).

Tela de exemplo com a instalação em andamento.

Seja paciente, este passo da instalação pode demorar um pouco.

Após terminar, ejete o pendrive (essa ejeção é feita pelo computador). Após ejetá-lo, aí sim ele poderá ser desconectado do computador. Então ejete e remova o pendrive.

Preparo do NUC e configuração de sua BIOS:

Antes de começarmos as alterações, desligue o totem; espere as luzes da impressora e o pinpad apagarem.

Vamos precisar de pelo menos 3 portas USB disponíveis para os próximos passos. Então remova a impressora, ou pinpad, ou o USB do monitor (ele controla só o touch, não o visor em si), ou ambos, até termos essa quantidade de portas USB.

Nessas três portas, vamos conectar:

  • Teclado (dos pré-requisitos);

  • Mouse (dos pré-requisitos);

  • Pendrive bootável (que foi criado na seção anterior deste manual);

Verifique o seu NUC, pois dependendo do modelo, ele terá procedimentos diferentes. Agora vamos ligar o NUC, e seguir o método abaixo adequado.

Atenção: pode ser que os passo a passo abaixo não funcionem se seguidos “à risca“. Então a ideia é a seguinte: pela BIOS, nós precisamos que o pendrive bootável seja “chamado“ antes do Sistema Operacional atualmente instalado no NUC. Siga passo a passo externos a este tutorial para fazer essa configuração da BIOS, caso seja necessário.

Tente pular os passos dos NUCs Intel, GK Mini e Tanca, e fazer a entrada pelo Boot Menu com a tecla F7, e selecione o pendrive; isso é no passo “Instalação do OS“, logo abaixo.

Nuc Intel:

Ligue o NUC. Ao iniciar, antes que ele logue no sistema operacional, pressione a tecla F2 para entrar nas configurações de BIOS. Usando as teclas de setas ou o mouse (se disponível), procure a seção POWER / After Power Failure. Ela vai estar marcada com a opção Stay Off, altere para Last State.

GK Mini:

Ao iniciar, para entrar na BIOS você deve apertar o botão “Delete”. Após isso, seu computador vai entrar no menu da BIOS. Navegue pelas abas e procure pela aba “Chipset”. Após isso selecione “South Cluster Configuration”, procure pelo menu “State After G3”. Ele vem por padrão [S5 State], altere o mesmo para [SO State]. Após isso aperte “Esc” para sair da aba atual, e navegue para a aba Boot; lá nela, em “boot priorities”, vamos alterar a primeira opção #1 para ser o UEFI USB DEVICE, assim selecionando o pendrive com Ubuntu para dar boot (em outras palavras, na próxima vez que iniciarmos o NUC, o pendrive será lido antes do Sistema Operacional que já está instalado). Agora só navegar para a aba “Save & Exit” e aperte “Enter” na opção “Save Changes and Exit” na próxima janela selecione “Yes”.

Tanca:

Ao iniciar para entrar na bios você deve apertar o botão “Delete” após isso no menu da bios você vai navegar até “Chipset” entre no menu “South Cluster Configuration”, “Miscellaneous Configuration” procure pela opção “Wake on Power” e altere para [SO State].

Instalação do OS:

Feita a configuração da BIOS para chamar o pendrive bootável antes do SO existente no NUC, ao iniciar o NUC novamente, terá essa opção abaixo.

Pode pressionar F7 ou a tecla disponível no caso para entrar no Boot Menu. Selecione o pendrive para que ele seja bootado (iniciado) antes do Sistema Operacional instalado.

Nesta tela, selecione o pendrive em que você instalou a .iso do Ubuntu.

Feito isso, ele vai abrir uma tela similar à abaixo; selecione a opção “Ubuntu (safe graphics)“:

Ele vai iniciar a instalação:

Para os próximos passos: selecione “Instalar Ubuntu“.

Selecione a rede na qual o NUC vai se conectar para fazer os downloads necessários.

No próximo passo, certifique-se que a instalação escolhida é a “Mínima“, e que “Baixar atualizações enquanto instala Ubuntu“ esteja desativada. Ficará igual ao print abaixo.

Agora nessa etapa, você vai ter a opção de apagar o conteúdo existente do NUC para instalar o Ubuntu. Apague e clique em “Instalar“.

Seu fuso horário será pré-determinado pela rede local, então só prossiga.

Caso, na próxima parte, ocorra este erro abaixo, simplesmente clique em “Ignore“ ou “Ignorar“, e reinicie o computador manualmente apertando o botão de energia.

Após a reinicialização manual, siga os passos novamente desde a parte do reboot, da tecla F7. Ao chegar nessa parte do mapa mundi, deve prosseguir normalmente.

Faça as configurações, e anote, do seu novo sistema operacional. Certifique-se de ter selecionado a opção “Iniciar sessão automaticamente“, conforme mostra o print abaixo.

Para fazermos as outras instalações, precisaremos de:

  • Nome do computador

  • Senha (esta é a senha root)

Aguarde: esta instalação pode demorar um pouco.

Terminada a instalação, desligue o computador, e com ele desligado, remova o pendrive bootável. Agora inicie o computador novamente.

Após reiniciar, esta tela aparecerá automaticamente. Faça a remoção do pendrive, e pressione Enter.

Instalação e Configuração Anydesk:

Navegando no site https://get.anydesk.com/2U2Zc237/AnyDesk_Custom_Client.deb. Faça o download da versão Debian / Ubuntu / Mint (64 Bit).

Com o arquivo anydesk_6.2.0-1_amd64.deb na pasta downloads, clique com o botão direito nele, e vá em “Propriedades”, navegue até “Permissões”, marque a opção em Executar: “Permitir execução do arquivo como um programa” e feche a tela.

Agora com duplo clique no arquivo e espere ele abrir.

Faça a instalação. Para proceder com ela, você precisa inserir a senha root, que foi configurada no passo anterior.

Após a instalação, você verá a seguinte tela:

Nesta seção com a tarja preta, fica a numeração, o ID Anydesk do seu totem. Anote.

Na seção abaixo você verá um erro. Este erro vai acontecer quando nós da Datacake, ou outra pessoa de seu provedor, tentar um acesso remoto ao totem.

(aviso) Vai ocorrer o seguinte erro:

(aviso) [IMPORTANTE] Configuração de Wayland(aviso)

Caso ocorra isso: dentro da Pasta pessoal navegue em Outros locais / Computador / Etc / gdm3 e haverá um arquivo custom.conf. Abra o terminal de comandos do Ubuntu clicando com o botão direito do mouse.

No terminal, digite o comando sudo nano custom.conf e pressione Enter.

Será pedido para inserir a senha root. Insira e pressione Enter.

Nesta tela acima você vê o conteúdo deste arquivo. Usando as setas do teclado, vá até a linha com o escrito
#WaylandEnable=false
e apague o # no começo, ficando assim:
WaylandEnable=false

Nada mais nesse arquivo será mexido. Após isso, pressione as teclas Ctrl + X para salvar o arquivo. Confirme o salvamento com a tecla “Y“ (yes).

Ao pressionar a tecla “Y“, vai aparecer a tela abaixo, com o trecho “Nome do arquivo para salvar: custom.conf“. Só pressione “Enter”.

Está finalizado o processo. Pode fechar o terminal e a pasta com o custom.conf, e retornar para a instalação do Anydesk

Criando senha de acesso supervisor:

Após isso, com o Anydesk aberto é necessário configurar uma senha para o acesso supervisor do Anydesk. Para isso você precisa:

1 - Procurar o menu “Segurança” do Anydesk; após isso procurar o botão “Criar senha para acesso não supervisionado”

2 - Irá abrir uma janela para você inserir a senha e confirmar essa senha. Se achar conveniente, pode usar a mesma senha que a senha root. Anote a senha criada.

3 - Após a criação da senha é necessário alterar o “Permission Profile” para Full Access e clicar em Aplicar.

Instalações feitas! Reinicie o NUC.

Ao final de tudo, você deve ter anotado pelo menos as quatro informações a seguir:

  • Nome do computador/totem

  • Senha Root

  • ID Anydesk

  • Senha Anydesk

Nós da Datacake precisaremos que nos enviem os seguintes dados do totem para termos acesso total ao totem para possíveis manutenções. Mantenha-as seguras.

OBS: Ao fazer testes de impressão, pode ser que a impressora não funcione direito após a migração (migração de Windows para Ubuntu). Siga este manual, ele deve ajudar na resolução do problema:

Problemas Impressora Bematech e Totem V2

Caso não resolva, entre em contato conosco!

Esperamos que este tutorial tenha ajudado! Precisando, é só nos contatar por nossas vias oficiais:

Whatsapp: (14) 3042-2201
Email: ajuda@datacake.com.br

At.te. Equipe Datacake.

  • Sem rótulos