Objetivo
O intuito desse tutorial é explicar como funciona o sistema de integrações por automação e como configurar uma automação para ser usada pela sua integração, os pontos que nós vamos abordar vão ser:
como criar uma integração por automações
como criar as automações que vão ser usadas
como criar e configurar as ações que vão rodar nessas automações
algumas dicas e ferramentas para verificar a validade da integração e erros
Criando uma nova integração
O primeiro passo que vamos precisar fazer é criar uma nova integração, essa integração é responsável por manter as configurações comuns e fazer o vínculo entre as ações do sistema e as chamadas externas que vão ser feitas pelas automações.
Vamos começar indo até a página de integrações (Integrações → Integrações ERP → Métodos, ou pelo link {{seu_dns}}/admin/#/erpintegration/method), nessa página fica listado todas as integrações criadas.
Para criar uma integração nova é preciso clicar no botão +, na listagem do tipo de integração nós vamos escolher Integração por automações, que é o objetivo desse manual.
Após isso é aberto a página de configuração da integração, nessa página é feita as configurações de algumas funções da integração assim como configurar qual automação vai rodar para cada função
ATENÇÃO: O sistema só salva uma integração nova assim que o botão Salvar ou Salvar e continuar é apertado pela primeira vez, se essa página for fechada antes disso sera necessário criar a integração novamente. O sistema também não salva automaticamente as mudanças por questão de segurança, então para que uma alteração surta efeito é preciso salvar antes de sair.
As configurações da integração são divididas por seções, a primeira delas são algumas configurações comuns a todas as integrações, que são:
Ativo: Diz se a integração esta ativa ou não, uma integração desabilitada não vai ser chamada durante as chamadas de funções do sistema.
Descrição ERP: Um texto para identificar a integração, pode ser qualquer texto, ele ajuda a identificar a integração em alguns lugares do sistema.
Permitir conexão insegura: Permite que as requisições sejam feitas sem a verificação de certificado SSL, habilitar essa opção pode ser perigoso e não é recomendado, use apenas se realmente necessário.
Enviar razão social da empresa como nome: Pode ser usado dentro de uma integração para determinar se um pedido empresarial vai para o ERP com o nome do cliente sendo a razão social da empresa, como essa opção depende de cada integração ela não tem uso para essa em específico.
Ignorar checagem de usuário na integração: Quando um pedido é processado pelo sistema nós fazemos uma checagem no ERP para conferir se o cliente já existe, e então seguimos o fluxo adequado se existe ou não, essa opção ignora essa checagem e cria o pedido baseado apenas no tipo de pedido e procedimento de migração.
Procedimento para Pedidos Migração: Procedimento que vai ser usado na criação de pedido quando o usuário já existir no ERP, os valores são os seguintes:
Criar pedido: Vai chamar o fluxo normal de criação de pedido no ERP, chamando a função Criação de pedido.
Criar chamado: Vai ter um outro fluxo para pedidos de clientes existentes, chamando a função Criação de pedido para cliente já existente
Ignorar: Não vai fazer procedimento nenhum de criação de pedido no ERP, apenas enviar o email de pedido
Método PIX Fallback: Método pix que vai ser chamado no pagamento da fatura caso outros métodos não batam com a regra de cobrança
Consultar pendência interna: Chama as funções Listar faturas e Pegar texto para avaliar pendência interna para checar, na etapa de validação do pedido, se aquele cliente já possui alguma pendência com o provedor.
Reprova automática por pendencia interna: Caso essa opção esteja ativa e a consulta de pendência interna retornar alguma pendência, o pedido em questão vai ser dado como cancelado, ao invés de dar apenas um alerta no PDF do pedido como na opção desligada.
Dias para dívidas virarem pendências internas: Quanto tempo (em dias) para que um boleto vencido seja considerado uma pendência interna, o valor padrão é 60 dias.
Palavras-chave para pendências internas: conjunto de palavras (separadas por vírgula sem espaço) que vão ser checadas com a resposta da função Pegar texto para avaliar pendência interna para saber se há uma pendência interna.
Enviar Rollbar para todos os erros?, Enviar Emails para todos os erros?, e Emails para receber erros: São campos de debug usados pela equipe da Datacake, mantenha eles desabilitados e vazios.
Nome do Beneficiário: Nome do beneficiário que aparece no boleto do totem.
Forçar caixa alta para todos as requisições?: Essa opção transforma todos os valores das requisições em caixa-alta, tem pouca utilidade pra essa integração em específico.
0 Comentários