1 - Introdução - Chamada de API
As opções e processos descritos neste documento não são válidos quando o QRCode é proveniente da própria Integração ERP. Neste caso nenhuma transação será realizada e a responsabilidade pela baixa do boleto é da própria integração.
Nestes casos ainda não é possível realizar a consulta do status de pagamento do PIX e realizar feedback em tempo real no Totem e Site.
Para melhor entendimento do das Opções Avançadas de PIX, é fundamental termos conhecimento do fluxo de criação das Transações PIX:
Ao realizar a chamada da API de criação de PIX o primeiro passo é verificar se já existe um PIX válido e não expirado para aquele boleto. Se houver ele será retornado.
O PIX gerado pela Datacake tem validade de 1 hora. Portanto, é considerado como PIX válido aquele que ainda possui 30 minutos restantes.
Não existindo transação válida, partimos para o passo de seleção do Método PIX a ser utilizado que será descrito nos próximos itens.
2 Único Método Ativo
Para que seja possível realizar uma Transação PIX é necessário haver pelo menos um método configurado e ativo, caso contrário a API retornará uma Bad Request.
Esta configuração é o suficiente para o bom funcionamento em caso em que os recebimentos sejam todos na mesma carteira de cobrança, ou quando apenas uma Integração ERP esteja ativa, não sendo necessário configurações adicionais.
Todavia, em caso de múltiplas carteiras de cobrança ou múltiplas Integrações ERP os passos seguintes deverão ser seguidos
Para mais informações a cerca de Métodos PIX, consulte Gateways de Pagamento PIX Bancos, ou o nosso suporte
3 Múltiplas Integrações ERP - Método PIX Fallback
Cada Integração pode possuir seu próprio Método PIX padrão. Esta configuração é útil quando múltiplas integrações são utilizadas simultaneamente. Assim, após o passo de verificação de Método PIX ativo durante a criação da transação, caso exista um Método PIX Fallback para a Integração ERP e este estiver ativo, substituirá o método anterior.
4 Múltiplas Carteiras de Cobrança - Identificador do Boleto
Nos casos em a mesma Integração ERP é responsável por múltiplas filiais ou carteiras de cobrança e para cada uma destas um Método PIX for criado é necessário vincular um Identificador no Boleto ao seu respectivo Método PIX.
Ao adicionar um novo relacionamento a seguinte janela irá abrir:
Identificador no Boleto deverá ser preenchido conforme informações do ERP;
Integração deverá vir preenchida com a própria integração originária. Integração deve ter sido salva previamente;
Método PIX a ser relacionado ao Identificador no Boleto;
Havendo uma correspondência entre o Método PIX e o Identificador, e o método estando ativo ele substituirá o método selecionado nos passos anteriores.
Consultar o suporte para disponibilidade desta função, uma vez que o Identificador do boleto depende do ERP utilizado possui-lo. Deverá ser verificado também qual campo é utilizado como identificador em cada ERP.
5 Conclusão
Após os passos 2, 3, 4, é realizada de fato a criação da transação. Se houver algum erro durante o processo a API irá retornar uma BadRequest, em caso de sucesso, retornará um modelo de transação contendo o QRCode.
Adicionar Comentário