FAQ - Aplicativos de Provedores
Este tutorial tem a intenção de citar alguns problemas comuns e o que pode ser a causa dos mesmos. A ideia é ser uma coisa rápida, para sanar dúvidas. Servirá de referência mais interna (vulgo Gabriel Sacata, que vive esquecendo dessas coisas), mas se precisar, acredito que pode ser divulgado para quem precisar.
P: O cliente existe no Sistema Datacake?
R: Busque por todas as informações fornecidas: pelo menos CPF, email e nome da pessoa (faça variações com o nome, colocando trechos diferentes nos campos de name, middle name e last name). Anote essas informações e o ID do cliente, que é encontrado somente no Sistema Datacake, caso o chamado precise ser enviado para o desenvolvimento.
P: o cliente existe no aplicativo?
R: Tenha o CPF do cliente em mãos, e inicie o procedimento de trocar a senha no aplicativo: se aparecer a opção de selecionar um email para receber a senha, então ele existe; caso não exista, você receberá um aviso de cliente não encontrado.
P: O cliente existe no Sistema Datacake, mas não no aplicativo… o que significa?
R: O cliente fez assinatura no serviço do provedor, criando uma conta para tal. Neste caso, o cliente precisa finalizar o processo de criação de conta no aplicativo.
P: O cliente existe no aplicativo, mas não no Sistema Datacake… o que isso significa?
R: Isso é impossível. Pré-requisito para que a conta possa ser criada no aplicativo é o CPF do cliente estar registrado em algum sistema, no caso o Sistema Datacake. As integrações puxam informações inicialmente do Sistema Datacake, e então podem ser modificadas pelos provedores.
P: Aparecem dois emails no aplicativo para o cliente receber a troca de senha, mas um deles está apagado. O quê isso significa?
R: Significa que o email registrado no Sistema Datacake e o email registrado no sistema de integração (ex.: Elite, IXC…) divergem. Para recuperar a senha, o email válido deve ser o mesmo que o registrado no Sistema Datacake. Neste caso, deve-se pedir para que o provedor mude o email no próprio sistema de integração.
P: Qual a diferença entre CPF com pontos e traço, e CPF sem pontos e traço no Sistema Datacake?
P: O quê são os registros com números na frente dos dados cadastrados, separados por # ?
R: Este é um método usado pela equipe Datacake para deixarmos um cadastro inacessível para os clientes; chamamos isso de “sujar o cadastro“. É o equivalente a apagar um cadastro. Ex.: um cliente, com email cliente1@cliente.com cancelou o serviço do provedor, e outro cliente (provavelmente um parente ou amigo) usará o email do primeiro para criar sua conta; “suja-se” o cadastro do primeiro usando uma sequência de números (vamos usar 12345#, então o CPF ficará 12345#000.000.000-00, o email ficará 12345#cliente1@cliente.com), e isso tornará o email cliente1@cliente.com acessível para o novo cliente (o anterior está agora como 12345#cliente1@cliente.com, assim o Sistema Datacake não o entende como email válido).